domingo, 18 de abril de 2010

Curiosidades - Et coetera

Afinal de contas, o que quer dizer o termo etc., que tanto vemos e usamos no nosso dia-a-dia?

De acordo com o nosso dicionário, etc. é a "abreviação da locução latina et coetera, que significa e o mais, e outras coisas". É normalmente utilizada no fim de uma frase para representar a continuação lógica de uma série ou enumeração.

Vale lembrar que não se deve usar o "e" antes de etc., já que o termo quer dizer "e outras coisas". Ficaria sem sentido escrever, por exemplo, "... comprei tomate, cebola, pimentão e e outras coisas". É válido lembrar ainda que o etc. deve vir obrigatoriamente com o ponto, já que se trata de uma abreviação.

O etc., embora algumas vezes aplicado desta forma, não deve ser utilizado para se referir a pessoas. Deve-se utilizar a expressão et alii (abreviação et al., significa "e os outros").

5 comentários:

Jaime Guimarães disse...

Blog sensacional, Luciana! Já estou seguindo, é muito bom mesmo! Tem coisas referentes à ortografia que acabei esquecendo ou relaxando, então é bom ter uma fonte de consulta confiável - afinal, é um blog assinado por uma dedicada e talentosa estudante de Letras e Pedagogia.

Abs!

... DdAB - Duilio de Avila Bêrni, ... disse...

é Luciana!
gostei da dica sobre o et al.. e como é que funciona a vírgula com o etc.? ela vem antes ou não vem? por exemplo: "os políticos são desonestos, ladrões, interesseiros etc.." ou "os políticos são desonestos, ladrões, interesseiros, etc.."?
DdAB

Luciana disse...

Olá, Duílio!

Respondendo à sua pergunta, não se deve usar a vírgula antes de "etc.", já que a conjunção "e" (etc. = e outras coisas) dispensa o uso de vírgula quando se faz enumerações.

Abraço!

Viviane Righi disse...

Adorei saber mais detalhes sobre o uso do "etc".

Às vezes nos esquecemos de algumas regras importantes na escrita e praticá-las corretamente faz toda a diferença.

Abraços, irmã!

Silvana disse...

Oi Luciana, este Blog é muito legal mesmo. Gostei muito.

Abraços Silvana