sexta-feira, 9 de abril de 2010

Escrevendo uma boa redação

"Um dos piores erros que os candidatos podem cometer em uma prova de redação é a extrema preocupação com a forma, com a gramática. O importante é que ele opine sobre o tema", explica a coordenadora da banca de avaliação de redações da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Marisa Magnus Smith.

Ao fazer uma redação, seja para uma prova de concurso, para o vestibular ou para uma seleção de emprego, tenha sempre em mente que o mais importante é saber articular bem as palavras, não fugindo do tema proposto. É preciso, para isso, estar bem informado sobre o que anda acontecendo por aí, mantendo seus conhecimentos gerais em dia.


Pratique, escreva mesmo, pois só assim você adquirirá uma maior habilidade no manejo com as palavras. A leitura também é importantíssima, pois nos enriquece o vocabulário, amplia nossos conhecimentos, nos tornando melhores escritores.


Uma boa dica ao fazer uma redação é tentar evitar as palavras mais rebuscadas para não correr o risco de empregá-las indevidamente. Use um vocabulário formal, porém simples, de fácil compreensão, que não gere ambiguidades. Lembre-se: o mais importante é se fazer entender e mostrar que sabe desenvolver o tema proposto. Evite também escrever períodos muito longos, para que a essência do que você quer dizer não se perca.

Quando se deparar com temas polêmicos, tente não adotar uma posição radical, pois nem sempre é pertinente dar sua real opinião sobre determinado assunto. Para isso, você terá que usar o bom senso. Por exemplo, na hora de escrever um texto sobre a legalização das drogas ou do aborto, ninguém precisa "encarnar o revolucionário" para passar em um vestibular de uma universidade famosa por sua histórica política de contestação. A autenticidade de seu pensamento deve estar refletida em seu texto, nem mais, nem menos. Sendo assim, desenvolva sua redação evitando radicalismos, mas assuma uma posição e justifique-a com argumentos plausíveis.

Embora a gramática não seja mais o primeiro aspecto a ser avaliado em uma redação, não relaxe com as regras gramaticais que você aprendeu na escola. Lembre-se de pontuar corretamente suas frases, de acentuar devidamente as palavras, de iniciar frases com letra maiúscula, de não abreviar, de não repetir a mesma palavra várias vezes no decorrer do seu texto. Evite gírias, palavras de baixo calão, palavras estrangeiras (procure sempre por uma equivalente no português) e ditados populares, pois estes empobrecem a sua redação.

Seguindo essas dicas básicas, você terá grandes chances de se sair bem em qualquer redação!

Bom, por hoje é isso. Surgindo dúvidas, podem postá-las nos comentários que terei o maior prazer em ajudar!

Até a próxima!

.