quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dicas úteis para a correta utilização da Língua Portuguesa

DICA 01
Muitas vezes ouvimos alguém dizer: - Eu deveria ter trago o livro. O certo é dizer: Eu deveria ter trazido o livro.
Comentário: Existem os verbos abundantes. Possuem dois particípios (regular/irregular): trazido/trago, imprimido/impresso, matado/morto etc. Com o regular, devemos usar ter e com o irregular devemos usar ser. Por exemplo: ter matado/ ser morto.

DICA 02
Ir ao encontro: Em favor de. "A tua resolução veio ao encontro dos meus desejos." Na direção de: Caminhou ao encontro do amigo.
Ir de encontro quer dizer em contradição com; contra. Exemplo: "O carro foi de encontro ao muro."

DICA 03
Xerox ou xérox? As duas pronúncias estão corretas, devemos nos atentar apenas para o acento. Usando tais palavras estaremos incorrendo em metonímia: a marca pelo produto. Cópia ou fotocópia poderá substituir.

DICA 04
Recorde ou "récorde": a pronúncia correta é com a sílaba tônica na penúltima sílaba, pois a palavra não possui qualquer acento gráfico para classificá-lo como proparoxítona. A mesma regra é aplicada à palavra rubrica. Veja que não tem acento gráfico.

DICA 05
Como devemos escrever as horas? São utilizadas duas maneiras (embora a segunda seja a mais aceita): 18h52 ou 18h52min. Quando os segundos são mencionados, grafa-se da seguinte maneira: 15h42min10 ou 15h42min10s. Não se usa ponto, a não ser que seja no final da frase. A escrita de metro deve ser "m" somente, nada de 10 mts.

DICA 06
Duzentas gramas ou duzentos gramas? A segunda opção é a correta, pois o sistema de medidas é masculino: quilogramas, gramas etc.

DICA 07
Como escrever a partir e bife a cavalo? É comum se ver escrito em anúncios o "a" com acento indicativo de crase, todavia a regra dispõe que diante de verbo e de palavras masculinas não ocorre crase.

DICA 08
"Subcídio" ou "subzídio"? Na palavra subsídio, o "s" tem som de "c" e não de "z".

DICA 09
Quando usar "a" ou "há"? O "a" usa-se quando se referir ao futuro, o "há" refere-se ao passado. Exemplo: 1) Daqui a dois dias farei a prova. 2)  dois dias não o vejo (que quer dizer "faz dois dias que não o vejo". Nunca use "fazem dois dias").

DICA 10
Está certo falar "se eu ver a Maria"? Não, está errado. O correto é falar "se eu vir a Maria" ou "se eu a vir".

DICA 11
Assistir o filme ou assistir ao filme? O certo é "assistir ao filme", pois o verbo assistir nesse caso é transitivo indireto. É transitivo direto quando significar ajudar, prestar assistência: "O médico assistiu o paciente".

DICA 12
Cito algumas abreviaturas: h = hora(s), kg = quilograma, = metro(s). O ponto só deve ser colocado se a frase tiver acabado.

DICA 13
A palavra "champagne" aportuguesada fica champanha, e é masculina, por isso devemos dizer: "Vamos tomar um champanha?
Também são masculinas (Cegalla, 1984, p. 119):  (pena), sósiaherpespernoitepúbis. São palavras femininas: omoplatalibidocal,cataplasma.

DICA 14
Algumas pessoas falam "Se caso eu for...". As conjunções SE e CASO devem ser empregadas separadamente: "Se eu for" ou "Caso eu vá".

DICA 15
Uso dos porquês. Porque = ,pois: "Passou na prova, porque estudou bastante". O porquê é substantivo, geralmente é precedido de artigo: "Não sei o porquê de tua pergunta". Por que pode ser substituído por motivo pelo qual. Exemplos: a. Por que o evento não aconteceu? b. Não sei por que isso aconteceu.

DICA 16
Não diga (o certo é):
- Menas (sempre menos)
- Iorgute (iogurte)
- Mortandela (mortadela)
- Mendingo (mendigo)
- De menor, de maior (é simplesmente maior ou menor de idade)
- Cardaço (cadarço)
- Asterístico (asterisco)
- Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)
- Meia cansada (meio cansada)

DICA 17
Escreva:
- Mal - quando trocar por bem;
- Mau - quando trocar por bom.

DICA 18
Homens dizem OBRIGADO e mulheres dizem OBRIGADA.

DICA 19
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer, e não para MIM fazer, para MIM comprar ou para MIM comer. Pode-se usar o MIM quando a oração terminar: Maria, você trouxe o livro para mim?

DICA 20
Não é eu VOU ESTAR MANDANDO, VOU ESTAR PASSANDO, VOU ESTAR VERIFICANDO, e sim EU MANDAREI ou EU VOU MANDAR, PASSAREI ou VOU PASSAR e VERIFICAREI ou VOU VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO).


Contribuição de Viviane Righi

2 comentários:

Bruna O. disse...

eu só não sabia aquela do subsídio!

Anônimo disse...

Se o particípio correto é "trazido" por que as formas trazido/trago estão na lista dos verbos que possuem dois particípios (regular/irregular)????